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A evolução de Pax Dei

Pax Dei artwork

Quando foi lançado o early access de Pax Dei, em junho de 2024, foi divulgado um roadmap com 29 itens, 29 promessas do que se pretendia implementar no jogo até 2025. Depois veio outro roadmap mais elaborado, dividido em duas fases chamadas Verso 1 (a ser lançado no outono de 2024) e Verso 2 (no inverno de 2024). Agora estamos entrando em mais uma fase, o Verso 3 (vindo em breve na primavera de 2025).

Pax Dei roadmap

Pax Dei roadmap

Pax Dei roadmap

Ao longo destes 9 meses houve constantes melhorias no sistema de construção, que é a grande identidade deste MMO. Pode parecer um detalhe bobo, mas agora o personagem consegue até sentar em cadeiras e ainda performar diferentes emotes enquanto está sentado. Este tipo de funcionalidade mostra que um dos públicos-alvo é a galera que curte RP, tanto que existem servidores específicos para roleplay.

É uma pena que o jogo ainda seja bem desconhecido e esteja de fato abandonado, pois mesmo quem curtiu o jogo resolveu dar um tempo, esperar este bolo cozinhar mais. De toda forma, é um MMO com potencial para streaming, especialmente neste aspecto do roleplay.

O que mais precisa melhorar para atrair os players é certamente o combate, mas ele vem evoluindo pouco a pouco. A economia começou a engatinhar com a implantação do mercado e do gold como moeda. Também foi lançado um sistema de grace e miracle, que basicamente consiste em adquirir esta "moeda" feita de favores divinos que pode ser usada para performar milagres como teleportes e buffs na colheita, etc.

É uma forma interessante de dar sentido ao "poderzinho" que é comum em jogos de fantasia. A magia existe em Pax Dei, bem como os favores divinos, e ela tem um embasamento. Não existe simplesmente por existir. Os pontos de teleporte, por exemplo, são chamados "petra dei", pedras dedicadas aos deuses e que dão acesso ao favor divino do teleporte.

A integração com o Geforce Now já foi realizada, de modo que mesmo quem tem um PC modesto já pode jogar com boa qualidade. Adicionaram um compasso ao mapa, o que facilita a navegação, mas ainda torço que coloquem um minimapa. Uma novidade incomum foi a integração do chat do jogo com o Discord, algo que nenhum MMO havia feito até então.

Ainda para este ano devem concluir o update para Unreal Engine 5.4 (ou já fizeram isto, não estou certo), lançar novos mobs (um em específico mencionado no roadmap é a cabra selvagem), novas spells e skills de combate, um bioma de corrupção, um revamp em vários elementos do jogo e do mapa.

Estão trabalhando em traduções para outros idiomas além do inglês, em suporte para o controle e a possibilidade de remapear as teclas. Isto aí eu espero desde o lançamento, pois sempre gosto de deixar os controles do meu jeito.

Particularmente, o que mais me chamou atenção nas promessas do roadmap é o sistema de farming. Sim, vamos poder brincar de fazendinha. Também há planos de implantar o sistema de pesca. Outra grande novidade a vir neste verso 3 é o staff, o bastão mágico. Enfim teremos uma arma de mago e será dedicada a magias de cura, assim surgindo a classe healer no jogo. 

Outras classes que estão a ser melhor trabalhadas são knight e soldier, basicamente tank e DPS. Existe arco, mas parece não receber muita atenção. Só que não curto melee, tenho preferido jogar de arco e pelo visto irei adotar a combinação arco e cajado.

Mount in Pax Dei

Outra importante novidade será a montaria, algo fundamental em um jogo que envolve muita caminhada pelo mapa. Diferente da maioria dos MMOs que costumam ter montarias de todo tipo de animal fantástico (no Tibia dá pra sair cavalgando até em uma joaninha), o Pax Dei certamente vai permanecer mais pé no chão e usar apenas cavalos, com diferentes skins, mas sempre cavalos.

Por fim também haverá mais conteúdo sobre a lore. É algo que a maioria dos players está pouco se lixando. No Throne and Liberty me dá uma agonia ver lives de streamers que são tão experientes no jogo, já estão no high tier de build, mas ao caminhar no mapa passam por livros e nem se interessam em dar um clique para coletar. 

No TL, como é comum um MMOs, existem páginas de lore espalhadas no mapa e enquanto elas não são coletadas pelo player (simplesmente clicando no botão de interagir), elas se mostram com um brilho arroxeado. Assim, ao ver um livro roxo, sabemos que ainda não foi coletado. E é assim que eu sei que o streamer nem se interessou em coletar os livros do mapa, pois estão roxos. É tão grande o desinteresse pela lore, que nem mesmo se dão ao mínimo trabalho de clicar num livro quando veem em seu caminho.

No Pax Dei não será diferente. Muitos players não vão ler um parágrafo da lore e ainda reclamar hipocritamente que o jogo não tem lore. De toda forma, a lore é um tipo de conteúdo que os desenvolvedores dedicam para os nerds do jogo e eu serei um deles. E ao que parece livros poderão ser colecionados, então mal posso esperar para montar minha biblioteca.

Em postagens diversas, já foram divulgados alguns textos envolvendo a lore e pelo visto teremos páginas de livros escritas por algumas figuras históricas deste mundo. Alguns livros fictícios já mencionados:

- St. Gregorius, On the Fate of the Damned
- St. Gregorius, On Temptation and Vice
- Brother Aldric of Libornes, On the Wickedness of the Flesh
- The Gyronomicon, Giraud´s expository on the Redeemers
- Archpriest Theodoric of Anatolia, Sermons Against the Abyss

Boa parte destes textos desenvolve a lore dos mobs que atualmente são os mais frequentes nas dungeons, os zebians. Devotos do Culto de Zeb, nome diminutivo de Beelzebub, que outrora era um Anjo da Abundância e decaiu, tornando-se um Príncipe do Inferno e relacionado ao pecado da gula. Não à toa os zebians são canibais.

Subligar and strophium

A atenção aos detalhes para dar à ambientação um estilo medieval está presente até nas roupas de baixo. Em Pax Dei os personagens não ficam totalmente nus, mas usam mas roupas de baixo bem simples e até meio feinhas que na verdade têm embasamento histórico, pois são inspiradas nas peças romanas chamadas subligar e strophium, sendo subligar a roupa de baixo e strophium um tecido que as mulheres usavam em volta dos seios como um biquini rudimentar.

Fay Guardian, Pax Dei

Neste primeiro de abril publicaram a artwork de uma nova criatura que está por vir e que irá adicionar um elemento fantástico à floresta, a Fay Guardian, um bicho gigante e sinistro, com um estranho rosto feminino.

No aspecto técnico, estão migrando o banco de dados do Amazon RDS para o Amazon Aurora, que oferece um melhor desempenho e latência.

No site e no Discord e equipe frequentemente publica respostas às perguntas frequentes da comunidade, mostrando que estão acompanhando com atenção o feedback e respondendo com transparência, mesmo quando a resposta é certamente não satisfatória. 

Inclusive responderam sem enrolação que não têm planos ainda de implantar um meio do craft usar itens dos baús automaticamente, o que é uma pena, pois é chatinho ficar catando os itens do baú para o inventário do personagem toda vez que vamos craftar algo.

A pergunta mais importante é quanto ao lançamento e já responderam que estão confiantes em lançar este ano. Certamente ainda haverá um longo caminho de polimento e implementação de novidades após o lançamento, mas na verdade eu gosto dessa possibilidade de ir acompanhando a evolução do jogo ao longo dos meses. Esse é o espírito de um player fundador, que estava ali quando tudo era mato e tem o prazer de ver o jogo sendo aprimorado. Então por mim podem lançar o quanto antes.

(10,04,2025)

Palavras-chave:

Mainframe Industries, MMORPG, Pax Dei

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