Super Meat Boy (2010) é o simulador de raiva por excelência. Tem cenários dificílimos cheios de obstáculos mortais que vão te matar mil vezes, deixando poças de sangue por todo lado. O que faz o jogo ser irritante é ao mesmo tempo, paradoxalmente, o que o torna divertido.
Rochard (2011) possui puzzles baseados em gravidade e peso dos objetos. Você tem uma arma que agarra e arremessa caixas e outras coisas do cenário e ao avançar nas primeiras fases desbloqueia o modo de tiro que permite matar os inimigos. Parece ser um jogo bem curto, mas nem cheguei a finalizar porque achei entediante após a primeira hora.
Badland (2013), da finlandesa Frogmind Oy, foi lançado originalmente para iPad em 2013 e relançado na Steam em 2015, ganhando o prêmio de jogo do ano. A mecânica pode ser classificada como "evolucionista", pois você atravessa cenários cheios de obstáculos e puzzles usando umas criaturinhas que se transformam, podem ficar bem pequenas ou muito grandes ou se multiplicar, e é por meio destas transformações que você consegue superar os obstáculos. Evolution, bitch! Como os jogadores podem criar cenários, o jogo já tem mais de 40000 cenários para quem quiser ir além dos 100 níveis padrão.
Fez (2013) possui uma jogabilidade bem interessante. A princípio, o cenário parece 2D, mas você pode girá-lo, revelando um aspecto 3D que será importantíssimo para o avanço do personagem. O nome do jogo é simplesmente porque o personagem usa um fez, um típico chapéu vermelho muçulmano.
Teslagrad (2013), da norueguesa Rain Games, é um plataforma 2D que mistura puzzles e metroidvania. Você é o jovem Tesla e deve descobrir tecnologias que vão te permitir resolver os obstáculos do cenário. O elemento metroidvania está no fato de que será preciso revisitar os mesmos cenários várias vezes à medida em que adquire os meios para destravar certas áreas.
Type: Ryder (2013) tem um diferencial que interessa principalmente quem gosta de tipografia, pois, à medida em que você avança no cenário, vai destravando informações sobre a história da arte tipográfica. Além disso, os próprios cenários são belamente ilustrados com as fontes mais famosas e formosas da tipografia.
Foi produzido não por um studio de jogos, mas de cinema, a francesa Agat Films & Cie – Ex Nihilo, que produz filmes desde 1995, mas excepcionalmente se aventurou no mundo dos jogos nesta única obra.
Eets Munchies (2014), criado pela Klei Entertainment (a mesma desenvolvedora de Don't Starve, Mark of the Ninja e Crypt of the Necrodancer), é um típico joguinho de celular em que você deve interagir com umas guloseimas a fim de resolver os puzzles.
A Story about my Uncle (2014), criado pelo studio sueco Coffee Stain Studios (o mesmo do bizarro Goat Simulator e do satisfatório Satisfactory), é um puzzle atmosférico em cenário 3D, com elementos de parkour, ou seja, você vai basicamente usar saltos e ganchos para avançar entre as ilhas flutuantes deste cenário alienígena.
Star Sky (2015) tem uma proposta bem peculiar. Com um visual bem minimalista, o jogo basicamente consiste em um personagem que você faz caminhar ou correr ao longo do cenário 2D e em determinados momentos é preciso estar atento para o início de uma música "mágica", indicando que algum evento vai ocorrer. Assim você vai experienciando eventos que vão desde colher uma rosa, até conhecer uma amada, encontrar fadas, observar uma estrela cadente ou literalmente morrer e ir pro céu.
É uma experiência contemplativa da vida, em um ambiente noturno e melancólico. O jogo é bem breve, mas você pode rejogar diversas vezes a fim de desbloquear conquistas, pois certos eventos só acontecem sob condições bem específicas e é preciso ter paciência. Apenas após concluir todos os eventos é que uma nova tela de final de jogo irá aparecer. Não é um jogo para se rushar, embora possa ser zerado em menos de uma hora.
Seu criador é o sueco Mårten Jonsson, que assina com a marca JMJ Interactive. Embora pouco conhecido, é um joguinho cult, aclamado pela comunidade que jogou. Em 2016 foi lançado Star Sky 2 e em 2018 Star Sky 3, concluindo a trilogia.
Airscape (2015), da australiana Cross-Product, é inspirado em clássicos como Ecco the Dolphin, Mario Galaxy e Yoshi's Island. A mecânica se baseia em efeitos gravitacionais e há vários obstáculos no cenário. No começo parece um jogo fofo com animaizinhos, mas o nível de dificuldade é pra você passar raiva.
Cubicolor (2016) tem um belo visual minimalista e limpo e o jogo é curtinho, levando cerca de uma ou duas horas para zerar. É um puzzle clássico em que você deve movimentar uma pilha de cubos num tabuleiro obedecendo aos padrões de cores. Apesar de ser um jogo breve, é bem satisfatório. Outro bem parecido com o Cubicolor é o Cubic (2017), só que mais feinho.
Evo Explores (2016), do ucraniano Kyrylo Kuzyk, parece inspirado no famoso jogo para Android, Monument Valley (2014). Você tem um cenário labiríntico que lembra a arte 3D de M. C. Escher os puzzles são resolvidos movimentando certas partes do cenário.
Hitman GO (2016) e Lara Croft GO (2016) são bem parecidos. Esta homenagem a duas grandes franquias da Square Enix recria a experiência de aventura e furtividade de Hitman e Tomb Raider, agora num cenário que simula um tabuleiro com jogadas em turnos. Os puzzles têm uma boa curva de aprendizado e são bastante satisfatórios.
Save Jesus (2016), criado por um único desenvolvedor que assina como Almighty Games, é um puzzle inusitado e bem humorado em que você é ele, Jesus, e deve destruir o cenário e matar soldados romanos a fim de avançar nas fases.
Zup! (2016-2023), da russa Quiet River, é uma série de puzzles minimalistas que basicamente consistem em arremessar bolinhas contra blocos. De bônus você farma um mooonte de conquistas, pois ele é um daqueles jogos que te dão achievements a cada respirada. Por acaso experimentei o Zup 4, porque estava baratíssimo numa promoção, mas até o momento já lançaram umas 15 versões do jogo.
OVIVO (2017), do studio cazaque IzHard, tem uma trilha sonora relaxante e um visual psicodélico em preto e branco. A mecânica é baseada na gravidade e na interação entre os ambientes preto e branco do cenário. É um jogo bem diferente.
(11,09,2019; 12,02,2025)
Palavras-chave:
Agat Films & Cie – Ex Nihilo, Almighty Games, Coffee Stain Studios, Cross-Product, Daybreak Game Company, Frogmind Oy, IzHard, JMJ Interactive, Klei Entertainment, Kyrylo Kuzyk, Mårten Jonsson, M. C. Escher, Moltenplay, Polytron Corporation, Quiet River, Rain Games, Square Enix, Team Meat
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