Neollogia
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O vasto mundo dos jogos idle e clicker

Nos últimos anos cresceu um novo gênero de videogame chamado idle (ocioso) ou incremental. A ideia é uma jogabilidade ininterrupta em que as pontuações continuam evoluindo mesmo que você não esteja jogando, até mesmo se o jogo estiver fechado, porque ele usa fórmulas matemáticas para calcular o progresso com base no tempo real.

E haja matemática. Uma característica de todos esses jogos aqui listados é o uso de números que crescem exponencialmente de uma forma nunca vista em qualquer outro gênero. Se você começa com personagens causando dano de 1, 5, 10 hits, em apenas uma hora a coisa já chega aos quintilhões, sextilhões e continua evoluindo para potências absurdas.

Cookie Cliker (2013)

Outro elemento comum nesses jogos é o fato de que basicamente o que você tem que fazer é clicar repetidamente na tela, daí tais idle games serem também chamados de clicker (clicador). Essa mania começou em 2013 com o Cookie Cliker, que não cheguei a jogar. Você gerencia uma fábrica de produção de guloseimas e a meta é produzir mais e mais, infinitamente.

Clicker Heroes (2015)

O primeiro clicker que joguei foi o Clicker Heroes (2015), que parece bem mais complexo que o Coockie Clicker, pois tem elementos de RPG. Você vai adquirindo heróis e tornando-os mais poderosos para combater monstros na tela e também pode realizar missões que consistem em enviar personagens e esperar que eles retornem após alguns minutos ou horas ou até dias.

No começo tudo que você tem que fazer é clicar e clicar, mas com o progresso já consegue comprar um clicador automático. De toda forma, é um jogo cujo progresso depende do tempo, como em todo idle game. Você vai levar meses pra cumprir a maioria dos achievements.

Por ser meu primeiro clicker, passei um bom tempo com ele. A verdade é que idle game não é algo que se "joga". No começo a gente fica clicando feito louco, mas depois a coisa consiste em todo dia entrar no jogo pra ver o progresso acumulado, comprar as melhorias e sair.

Clicker Heroes 2 (2018)

Em 2018 lançaram o Clicker Heroes 2. Desta vez a Playsaurus seguiu uma estratégia bem diferente. Os jogos idle costumam ser gratuitos porque apostam no vício. Os viciados e ansiosos vão gastar dinheiro em microtransações, comprando coisas que acelerem o processo de evolução. O Clicker Heroes 2, ao contrário, é pago e deve pegar leve nas microtransações. Também deram um belo upgrade na aparência.

Adventure Capitalist (2015)

Adventure Capitalist (2015), produzido pela Hyper Hippo, é uma divertida paródia do empreendedorismo. Você começa produzindo e vendendo limões, jornais e pizzas e a coisa vai escalonando absurdamente, você vai adquirindo novas empresas até chegar ao ponto de colonizar a Lua e depois Marte. É um Elon Musk simulator. Seguindo a mesma brincadeira, também lançaram Adventure Comunist (2016), que não cheguei a jogar.

RuneScape: Idle Adventures (2016)

A Hiper Hyppo também produziu em 2016 o RuneScape: Idle Adventures, mais uma daquelas tentativas da Jagex de lançar um produto derivado do seu MMORPG Runescape. Foi também o caso do card game Runescape Chronicles, que gostei muito. Ambos os jogos baseados em Runescape, porém, foram descontinuados.

Guild Quest (2017)

Em 2017 a Hiper Hyppo lançou Guild Quest que é um idle bem diferente. Primeiro não é bem um clicker e é mais focado em RPG. Você controla uns exércitos de bonequinhos palito com suas diversas classes (guerreiro, clérigo, explorador, etc.) e os vai enviando em missões em diversas ilhas. As missões rendem experiência, baús de itens e ouro e você pode usar o ouro pra diversas melhorias.

Tudo acontece automaticamente. Os bonequinhos ficam realizando as missões pelo mapa ciclicamente e mesmo quando você sai do jogo o algoritmo irá calcular o tempo transcorrido e entregar os pontos e ouro quando você retornar. Eu experimentei o jogo em 2017 por umas semanas e abandonei. Só agora em 2019 voltei a instalar pra dar uma olhada e eis que eu estava com uma fortuna trilionária que foi acumulada ao longo desses dois anos ausente.

Mas não é fácil evoluir. As melhorias vão exigindo cada vez mais ouro e os mais impacientes podem apressar isso comprando pacotes de bônus na loja ingame. Essa é a pegadinha desses jogos gratuitos: as microtransações que interessam os mais viciados e apressados em progredir no jogo.

Time Clickers (2015)

Time Clickers (2015) tem um visual de mundo digital. Você usa uma pistola para destruir bloquinhos e vai comprando melhorias e evoluindo uma árvore de habilidades pra causar danos absurdamente maiores. A mesma desenvolvedora, Proton Studio, em seguida lançou um sucessor, Time Warpers (2020).

Tap Tap Infinity (2015)

O Tap Tap Infinity (2015) é bem parecido com o Clicker Heroes, mas com um visual mais 3D. Joguei por um tempo, mas perdi todo o progresso porque não salvou automaticamente na nuvem da Steam.

Crush Crush (2016)

Sakura Clicker (2015)

O Crush Crush (2016) tem um visual fofo de anime e, claro, um pouquinho de safadeza nas falas das personagens enquanto você clica nelas, mas não chega perto da safadeza do Sakura Clicker (2015), com garotas em roupas provocantes e gemendo bem naquele estilo ecchi.

Crusaders of the Lost Idols (2015)

Crusaders of the Lost Idols (2015) é um 2D side scrooler, ou seja, os personagens vão percorrendo a tela enquanto enfrentam os inimigos e você vai clicando pra evoluir suas habilidades.

Tap Tap Legions (2016)

Tap Tap Legions (2016) tem uma temática medieval e você comanda umas tropinhas que vão avançando e lutando no cenário.

Idle Wizard (2019)

Idle Wizard (2019) tem uma temática de ocultismo e magia que é legal, mas a  evolução é bem maçante. O visual é meio feinho.

Browseando a Steam, vi vááários outros jogos do gênero, como Insanity Clicker (2016), Shonen Idle Z (2016), Soda Dungeon (2017), Zombidle (2017), Idle Champions of the Forgotten Realms (2017), Loading Screen Simulator (2017), Wild West Saga (2018), God Awe-full Clicker (2018), Wizard and Minion Idle (2019), etc, etc.

A distribuidora Kongregate parece especializada nisso. Tem o Bit Heroes (2017), Office Space: Idle Profits (2017), Kitty Catsanova (2018) e fiquei curioso com o Realm Grinder (2016), porque tem a temática de construção de cidade, uma versão idle de civ game (jogo de civilização).

A distribuidora Autotelic tem uns títulos beeem repetitivos: Castle Clicker (2017), Monster Clicker (2018), Christmas Clicker (2018) e Easter Clicker (2019).

Little Inferno (2012)

Little Inferno (2012) tinha tudo pra ser um idle, mas é apenas um clicker sem automatização. Consiste simplesmente em uma lareira e você vai comprando coisas e queimando, o que gera moedas pra comprar mais coisas. À medida que compra e realiza combos, você desbloqueia novos itens e por aí vai. Seria interessante se fosse possível automatizar o processo. Em meia hora fiquei entediado dessa tarefa repetitiva de comprar e queimar. De toda forma, os piromaníacos devem achar o jogo bem catártico.

Achievement Clicker (2017)

Tem um clicker que é o cúmulo da simplicidade: Achievement Clicker (2017). O objetivo do jogo claramente é te presentear com 5000 achievements que você ganha pelo simples fato de clicar na tela.

A Steam tem desses jogos que podem ser considerados uma categoria própria, os achievement farming. Alguns podem até ser joguinhos divertidos, mas geralmente são bem simples ou toscos, mas você sabe que está ali não pela jogabilidade e sim pra ganhar os pontos de conquista que ficam spamando na tela a cada passo que você dá.

E esse tipo de jogo vende porque a Steam em si é como um jogo. O seu perfil vai evoluindo quando você faz compras, participa de eventos, coleciona cartas e conquistas. Então pra encher o perfil de conquistas, tem gente que gosta de farmar esses achievements e geralmente os jogos que oferecem isso são baratíssimos. Esse Achievement Clicker, por exemplo, estava por 1 Real na promoção. Não resisti e comprei.

A desenvolvedora já lançou o Achievement Clicker 2017, 2018, 2019 e parece que o 2020 também está pra ser lançado, para satisfação dos farmadores. Já eu parei no primeiro mesmo. Pra mim já deu.

Mushroom Cats (2019)

Em 2019 foi lançado na Steam o Mushroom Cats que não é um idle game, mas é puramente clicker. É um jogo curtíssimo, que consiste em apenas um arquivo exe de 20 MB e carrega um único cenário animado em que você deve coletar uns hats e colocar nos gatinhos, farmando um achievement pra cada gato. É um joguinho fofo e que você zera em poucos minutos. E como é gratuito, why not give a try?

E a lista continua: Idle Armada (2020), Idle Slayer (2020), IdleOn (2021), Idle Skilling (2022), Idle Factory (2022), Tap Ninja (2022), Idle Clans (2023), que tem o diferencial de adotar um estilo MMORPG, Galaxy Clicker (2024).

Banana (2024)

E enfim chegamos ao auge do gênero, o jogo da banana. Ele simplesmente se chama Banana (2024) e consiste em uma tela com, adivinhe só, uma banana. Cada vez que você clica, uma numeração vai aumentando e é só isso. Não tem animações, nem mudança de tela. É sempre a mesma tela com a banana e um contador. 

Por um motivo enigmático, este jogo simplório passou dos 900 mil players diários na Steam e parece ter feito uma pequena fortuna com a venda de skins para a banana. Ele tem uma comunidade engajada no Discord e na oficina da Steam, criando diversas skins para a bendita banana.

(17,07,2019; 23,08,2024)

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