Moby Dick tem uma influência imensurável na cultura moderna. Referências à baleia ou à trama de vingança e loucura do capitão Ahab estão em toda parte, em filmes, séries, animações, livros, até revistas em quadrinhos. Muitas adaptações ou histórias baseadas no livro de Melville foram feitas ao longo de quase dois séculos.
Nas últimas décadas, porém, poucas foram as adaptações diretas da obra. O último filme intitulado Moby Dick foi lançado em 2010 e nem mesmo é uma narração dos eventos do livro, mas uma história alternativa nos tempos atuais que toma emprestado os nomes dos personagens originais, bem como da baleia.
Entre as produções televisivas, temos duas séries que merecem menção: Moby Dick de 1998, estrelada pelo Patrick Stewart, e Moby Dick de 2011, contendo um grande elenco.
A minissérie de 1998 foi produzida pelo próprio Francis Ford Coppola e teve ninguém menos que o Patrick Stewart como capitão Ahab, indo ao ar pelo canal USA Network. Diferente do pacato e racional capitão Pickard, como capitão Ahab o Patrick Stewart se torna irracional, histérico e obcecado, como é esperado do personagem.
A minissérie de 2011 também teve dois episódios, sendo uma produção canadense-germânica que foi ao ar no canal Encore, da companhia Starz. O elenco contou com vários nomes memoráveis, tendo William Hurt como o capitão Ahab, Ethan Hawke como Starbuck e até o então desconhecido Charlie Cox (futuro Demolidor da Marvel) como Ismael. Para citar alguns outros nomes, também temos a Gillian Anderson (eterna Dana Scully do Arquivo X) como a esposa de Ahab e Donald Sutherland como o padre Mapple.
Ambas as séries são bem fiel à narrativa original, adaptando uma coisinha aqui e outra ali sem desfigurar a obra. A de 1998 é mais completa, contendo eventos que ficaram de fora na versão mais compacta de 2011. De toda forma, ambas podem servir como uma boa fonte para quem nunca leu o livro e quer ter um primeiro contato com a clássica história.
(07,09,2025)
Palavras-chave:
Donald Sutherland, Ethan Hawke, Francis Ford Coppola, Franc Roddam, Gillian Anderson, Herman Melville, Mike Barker, Patrick Stewart, Starz, USA Network, William Hurt
Nenhum comentário:
Postar um comentário