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Habemus Chrono Odyssey

Chrono Odyssey

Em 2021 o New World foi lançado e no mesmo ano o Chrono Odyssey divulgou seu primeiro trailer no canal do Youtube. Curiosamente, este jogo já de cara mostrou ter uma estética parecida com o New World.

O New World já estava alguns passos à frente e, embora ainda precisando de bastante polimento, fora lançado naquele ano, enquanto o Odyssey era apenas uma vaga promessa. Então se passaram dois anos de silêncio, até que um segundo trailer com um pouco de gameplay apareceu.

O studio não é lá muito ativo nas redes sociais, pelo menos não nessa fase de desenvolvimento pré-lançamento. Nestes quatro anos desde o primeiro anúncio, o canal oficial no Youtube só tem oito vídeos e uns poucos shorts.

Até o momento, um teste beta fechado já foi realizado sob acordo de confidencialidade, de modo que aqueles que testaram não podiam streamar a gameplay, mas eis que agora em junho de 2025 finalmente a confidencialidade expirou e também o studio voltou a investir em divulgação.

Nos últimos dias tivemos entrevistas com os devs, alguns players que jogaram o beta fechado começaram a comentar sobre o jogo e uma gameplay de 17 minutos foi publicada no canal do IGN. Mais ainda, um novo teste beta foi anunciado e agora teoricamente com vagas para um milhão de players, um teste realmente massivo e que vai movimentar bastante a comunidade gamer.

Esse jogo não é exatamente um indie. A publicadora Kakao Games pertence ao conglomerado bilionário sul coreano Kakao, que atua em áreas como TV, música, aplicativos mobile e até uma rede de taxis e um banco online estilo fintech.

Uma das subsidiárias deste conglomerado é a Kakao Games, que originalmente publicou o Black Desert Online em 2015, entregando em 2021 a publicação para a própria desenvolvedora do jogo, a Pearl Abyss. Ao longo de uma década, chegou a publicar alguns outros jogos pouco conhecidos, mas pelo visto agora pretende voltar ao ramo dos MMOs com o Chrono Odyssey.

Chrono Odyssey

A princípio, a desenvolvedora responsável pelo jogo foi a Npixel, que já havia produzido o MMO mobile Grand Saga (que durou apenas um ano). Por divergências entre a Npixel e a Kakao Games, o studio abandonou o projeto, o que na verdade foi uma coisa boa, pois aparentemente a Npixel deveria ter mais interesse em produzir um jogo estilo mobile, inclusive na monetização. Então foi criado um studio exclusivamente para continuar o projeto. Assim nasceu o Chrono Studio.

O Chrono Odyssey já está em desenvolvimento há uns seis anos, o que é um tempo razoável para a criação de um MMO. Pode-se dizer que já está perto de ficar pronto para lançamento, afinal o lançamento de um MMO é apenas o começo, uma vez que ao longo dos meses e anos ele deve continuar recebendo novos conteúdos e ficando mais robusto.

As primeiras impressões do que já foi divulgado têm sido bem favoráveis. O jogo tem um visual de dark fantasy que, segundo os devs, teve inspirações na estética de Prometheus, Elden Ring, entre outros mundos fictícios sombrios. Nota-se no cenários umas gigantescas estruturas alienígenas no céu. Feito em Unreal Engine 5, os gráficos são modernos e com o padrão esperado para jogos com esta engine. O criador de personagens é bem detalhista e, diferente de um New World, tem muitas opções de personagens bonitos (é difícil entender por que o New World tem personagens tão feios ou medianos).

O combate action também parece lembrar o New World e até alguns puzzles de dungeons, como plataformas sobre abismos e corredores com lasers. New World tem uma dupla temática, uma parte tende mais para a dark fantasy, que é representada pela Isabella, outra parte é mais cômica e aventureira, representada pela Grace O'Malley. É um contraste curioso.

Inclusive esse lado cômico do New World também se mostra nas skins e alguns eventos, como o famigerado evento do peru gigante. Uma das recompensas deste evento é uma skin de arma que parece uma coxa de peru gigante.

Chrono Odyssey

Já o Chrono Odyssey parece que não vai ter esse lado galhofa e será full dark, o que em termos narrativos dá mais coerência ao jogo e seu mundo. A princípio, o conteúdo narrativo parece ser mais raso. Nada se falou sobre páginas de lore, por exemplo, algo relativamente comum em MMOs, com páginas ou livros colecionáveis e que contêm fragmentos de histórias.

Outro detalhe que não teve menção até agora é se o jogo terá um sistema de housing, como o New World. No NW eu adorava colecionar itens, mobílias, cerâmicas, estátuas quadros, etc. De toda forma, é só uma questão de tempo até este tipo de coisa ser implementado. O importante é que os recursos básicos já parecem estar prontos e bem satisfatórios, como o combate, coleta (sim, tem corte de lenha, mineração e pesca e visualmente nem parecidos com o New World) e crafting.

Se os devs estão bem atentos ao mercado, certamente devem ter aprendido algo com os erros do New World, de modo que o Chrono já terá a vantagem de ser lançado sem os problemas que causaram grande frustração no início do NW, ou ao menos é isso que esperamos.

Só no fato de usar Unreal Engine, o jogo já se poupa de um monte de problemas, pois o NW ocupou demais seus devs com os problemas intrínsecos de sua engine diferentona, a Azoth. Sem contar que a maioria dos devs já está mais habituada a lidar com uma engine super popular como a Unreal, eles a estudam a fundo e quando um novo dev é contratado, ele certamente já deve estar familiarizado. Já a Azoth engine, por ser pouco usada, deve ter poucos devs habituados com ela e que acabam gastando mais tempo com aprendizado e adaptação.

Chrono Odyssey

Enfim, até o mês passado eu nem me interessava pelo Chrono Odyssey, mas agora com essa súbita explosão de marketing despertei para o jogo e o mesmo tem acontecido na comunidade de MMOs. O interesse está crescendo, o jogo já chegou em grandes streamers como o Asmongold e com o próximo beta vai atrair ainda mais pessoas.

Já fiz minha solicitação para esse teste que ocorre no fim do mês, então agora é aguardar. Quem diria que de repente apareceria um novo MMO que ganharia a minha atenção. Será que dessa vez conseguem fazer um grande lançamento que não resulte em decepção? Será esse o New World que vai dar certo?

(14,06,2025)

Palavras-chave:

Chrono Odyssey, Chrono Studio, Kakao Games, MMORPG

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