Neollogia
Cogitações e quejandas quimeras 🧙‍♂️
.・゜゜・Omnia Mutantur ・゜゜・.

O Kubrick stare e o Thousand-yard stare

O Kubrick stare

Kubrick stare

Stanley Kubrick gostava de usar um determinado ângulo ao dar um close no rosto de certos personagens, particularmente os malignos e psicopatas. Consistia em dar um close no rosto enquanto o personagem faz uma expressão com o queixo recuado para baixo e o olhar para cima, numa expressão ameaçadora. 

Dexter

Kubrick stare

Ele pode não ter sido o primeiro a fazer isto no cinema, mas consagrou essa expressão que por isso ficou conhecida como "Kubrick stare", a "encarada estilo Kubrick". Desde então muitos filmes têm feito homenagem a esse tipo de close que acabou se tornando um trope da cinematografia, afinal é algo que funciona, que realmente passa um ar creepy de psicopata.

(02,12,2022)

O Thousand-yard stare, o "olhar de mil jardas"

Thousand yard stare

Esta expressão começou a ser usada para descrever a maneira como soldados sobreviventes de guerras apresentam uma expressão facial e um jeito de olhar apáticos, catatônicos, um olhar perdido e fixo, como que vendo através das pessoas.

Este termo hoje em dia já não se limita a pessoas com traumas de guerra, pois o olhar de mil jardas pode ser percebido em quem teve outras experiências traumáticas, estressantes ou desgastantes na vida, como a depressão, cansaço existencial, traumas de infância, até mesmo um acúmulo de decepções amorosas ou uma vida de hedonismo mal administrada que termina levando ao sentimento de tédio com a vida, de desinteresse. 

Há várias nuances neste olhar, pois ele pode transmitir um sentimento de medo, susto, desespero, esgotamento, desilusão, até mesmo de desprezo.

Quando nada mais importa, isto se reflete no olhar.

Thousand yard stare

(29,06,2023)

Palavras-chave:

Stanley Kubrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário