Neollogia
Cogitações e quejandas quimeras 🧙‍♂️
.・゜゜・Omnia Mutantur ・゜゜・.

Throne and Liberty após um ano

Throne and Liberty

Meu primeiro MMORPG foi o Tibia, lá por volta de 2008, e depois o Runescape em 2010. Ao longo dos anos experimentei um pouquinho de tudo, mas apenas estes dois eu joguei por algumas centenas de horas, até que em 2021 veio o New World.

Diferente do Tibia e do Runescape, que quando conheci já eram jogos com muitos anos de existência, com o New World pude ter a experiência de acompanhar o nascimento de um novo MMO. Participei dos beta testes e quando lançou eu estava lá no primeiro dia. 

Obviamente também tive a experiência ruim que marcou toda aquela comunidade, pois um jogo novo, ainda mais um multiplayer com mundo aberto, vem incompleto e com muitos bugs ainda por polir. No caso do New World esse polimento se mostrou mais lento do que o tolerável pela maior parte da comunidade, assim a queda de players foi gigantesca.

Mas enfim, segui acompanhando o jogo, com seus altos e baixos. Vivi o ciclo de parar de jogar alguns meses e retornar após algum update relevante, até parar definitivamente em 2024.

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Em compensação, naquele ano veio o Throne and Liberty, que já estava no meu radar desde 2023. Acompanhei cada trailer, assistia as gameplays quando foi lançado na Coréia e aguardei ansioso o lançamento global. Participei dos testes beta e, assim como no New World, no dia um de lançamento eu estava lá.

E agora eis que o TL completa um ano desde o lançamento global. Tenho jogado fielmente todos estes meses. Fielmente, porém casual. Só recentemente, após um ano, alcancei 500 horas de jogo. A essa altura os jogadores mais viciados já devem estar com 2000-3000 horas ou mais.

Meu plano sempre foi jogar assim mais casual, fazendo as coisas no meu tempo. Não entrei em guildas, só fiz atividades em grupo para realizar alguns achievements. Não fiquei repetindo dungeons em grupo exaustivamente como muitos fazem. Foquei mais em fazer as missões, completar as diversas categorias de achievements. 

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty
Na época do lançamento, a baleia voadora ficava lotada de players.

Tem achievement pra tudo nesse jogo, na pesca, na culinária, nas missões secundárias e páginas de lore espalhadas no mapa e, embora não tenha um bestiário, tem o chamado livro de litografias, em que você vai adicionando itens que dropa. São atividades que poucos players realizam, já que o jogador padrão se dedica a ficar repetindo dungeons e participando de eventos de boss e PvP.

Assim tenho jogado solo a maior parte do tempo e gosto assim, pois jogar em grupo compromete o aspecto casual, afinal você tem que organizar seu tempo e tarefas para se adequar ao grupo. Estando solo posso perambular pelo mapa e alternar atividades como preferir. 

Claro que também me dediquei a upar o personagem e seus equipamentos. Agora estou com o score de 5600, que é um nível já de endgame e me permite encarar os mobs avançados no PvE. Completei todos os passes de temporada ao longo dos meses. Não deixei passar nenhum passe e nenhum evento, então posso me orgulhar de ter as skins, amitois e outras recompensas dos passes desde o lançamento.

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

É possível jogar completamente gratuito, mas os passes têm uma parte das recompensas que são premium, pagas com lucent, uma moeda que pode ser comprada com dinheiro real. A boa notícia é que lucent também pode ser farmado ingame, pois você pode vender os equipamentos que farma. 

No New World fiquei bastante habituado ao combate action, mesmo porque era um estilo de combate e uso de teclas que eu já vinha praticando em jogos como Team Fortress 2, Paladins e Overwatch, então no TL precisei de tempo para me readaptar ao combate tab target e à quantidade de skills significativamente maior que do New World. Hoje em dia já estou com a memória muscular das teclas, de modo que faço o combate sem dificuldade. 

A gente fica manipulando de 8 a 10 teclas de skills ou até mais, pois ainda existem teclas para poções e poderes especiais. É realmente bem diferente do New World onde a rotação envolve só umas 3 ou 4 teclas. A grande diferença, porém, é que no NW você tem de mirar e clicar no alvo a cada hit, enquanto no TL você fica travado no alvo e pode se concentrar em ficar digitando as inúmeras teclas de skills. No NW você castiga mais o mouse e no TL o teclado.

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Em termos de desenvolvimento, o TL supera em muito o NW. Afinal a NCSoft é uma empresa gigantesca, bilionária, com décadas de experiência no ramo de MMO, com equipes enormes. O pedaço da Amazon Games dedicado ao New World tem o porte de um studio indie e inexperiente.

No New World amarguei por meses updates demorados, muitas vezes adiados e que vinham cheios de novos bugs. Os bugs foram um problema constante ao longo de anos. Já o TL tem se mostrado bem mais polido, com updates regulares, constante inclusão de novos conteúdos e rápida correção de bugs. Existem bugs, como em todo jogo, mas quem veio do New World sabe como é superior o polimento do TL.

O mapa e os cenários do NW têm seu charme, mas o TL também supera em beleza do mundo, nas construções monumentais e na variedade de ambientes e biomas. As dungeons de mundo aberto do TL têm uma grandeza e profundidade que nada no NW se compara. 

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Por outro lado, o NW tem algo que eu realmente sinto falta no TL: a coleta de recursos na natureza. No NW eu gostava de sair pelo mapa cortando árvores, minerando, esfolando animais. Esta interação com o ambiente dá uma sensação maior de vida e utilidade do cenário. O cenário do TL é menos interativo nesse aspecto. Até existem umas pequenas rochas e tocos de árvore coletáveis, bem como umas ervas, mas são bem escassos e não oferecem uma experiência agradável (no NW até o som do corte de leia e da mineração é agradável).

Em ambos os jogos existe pesca. No NW há mais aprimoramentos para a vara de pescar, existem até roupas que dão bônus de pesca. No TL os equipamentos são mais limitados, por outro lado, a atividade da pesca em si é mais recompensadora, existe uma espécie de bestiário de peixes e eles são muito úteis na culinária.

Outra coisa que eu gostava muito no NW era do housing, brincar de casinha. A casa se torna um lugar para colecionismo. Eu gostava de coletar quadros e móveis explorando o mundo e assim decorar a casa com estes souvenires. No TL ainda não existe housing, mas a boa notícia é que será lançado agora em setembro, então nem nisto ele ficará atrás do NW.

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty
Clay, também conhecido como "fat Harry Potter".

O TL segue evoluindo rápido. O jogo está em constante transformação, os updates são regulares, o polimento é constante, visualmente o mundo e os personagens são lindos, com belas (e sensuais, diga-se de passagem) skins. Nisso o NW não chega aos pés, pois os personagens e skins são horríveis.

Enfim, estou satisfeito com o TL e foi a melhor coisa ter parado com o NW para adotar este novo mundo. Confesso, porém, que realmente sinto falta da coleta do NW. A coleta no TL é escassa e sofrível. As ervas, por exemplo, são bem pequenas e de difícil visibilidade. Elas aparecem marcadas no minimapa, mas são bem chatinhas de encontrar no chão. Ninguém se dedica a ficar coletando ervas por isso. Não é divertido.

Creio que o TL nunca terá realmente uma natureza assim cheia de oportunidades de coleta. Não dá para cortar as árvores nem esfolar os animais e isso provavelmente nunca vai mudar. Minha necessidade de coleta só será satisfeita em outro jogo, no Pax Dei. Ali sim temos um mundo extremamente interativo, com árvores, rochas, ervas, animais, etc. 

Mas o Pax Dei já é outra história. É o terceiro MMO que acompanho desde o início. Eu estava lá na abertura do early access, porém os wipes do early access não me apetecem, então decidi só me dedicar ao Pax Dei depois que for lançado. 

Throne and Liberty

Throne and Liberty

Throne and Liberty

(30,08,2025)

Palavras-chave:

Amazon, NCSoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário