Neollogia
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Redenção e a melancolia do oboé em The Mission

The Mission (1986)

The Mission (1986)

Oboé é um instrumento que me encanta. De todos os instrumentos de sopro, ele é certamente meu favorito. É interessante que o "bico" do oboé, a chamada palheta, se soprada isoladamente, produz um som semelhante a um apito de palhaço, um som cômico e infantil. Quando, porém, a palheta é montada no cone de madeira, formando o oboé em si, o resultado é um som que tende para o melancólico, e aí está o motivo de meu fascínio. O oboé fala meu idioma sentimental: a melancolia.

Uma das maravilhas da internet é a possibilidade de acessar estações de rádio no mundo todo através do TuneIn. Já me habituei a deixar a caixinha de som da Alexa sintonizada em uma rádio no TuneIn e tem uma rádio específica, a Classic FM, que gosto bastante. É uma rádio britânica obviamente voltada para música clássica e que não toca apenas os "clássicos clássicos" mas também os modernos, inclusive trilhas sonoras de filmes.

Foi assim que um dia destes conheci a música Gabriel's Oboe, de Ennio Morricone, que já nas primeiras notas me prendeu a atenção justamente devido ao toque mágico do oboé. Fui pesquisar a música e então descobri que era parte da trilha sonora de um filme, The Mission (1986). E assim temos um caso de filme que tomei conhecimento e resolvi assistir depois de ter ouvido a trilha sonora.

Jeremy Irons in The Mission (1986)

A história se passa nos anos 1750. Uma missão jesuíta espanhola envia um missionário para pregar aos índios guarani na selva paraguaiana. Os índios, porém, martirizam este primeiro pregador. Outro padre, Gabriel (Jeremy Irons), resolve encarar o desafio e se embrenha na selva. Ele começa a tocar o oboé, justamente a música chamada Gabriel's Oboe, que é tema do filme. Os índios, atraídos pela música, se aproximam, a princípio desconfiados e hostis, mas a atitude mansa do padre e sua música fazem que ele seja acolhido na tribo, começando o trabalho missionário.

Por outro lado, temos o capitão Rodrigo Mendoza (Robert De Niro), que era um mercenário vendedor de índios para serem escravos. Ao flagrar seu meio-irmão Felipe com sua noiva Carlotta, Mendoza duela com Felipe e o mata, sendo então tomado pela culpa. O padre Gabriel o ajuda a buscar a redenção, levando-o consigo na missão.

Robert De Niro in The Mission (1986)

Robert De Niro and Jeremy Irons in The Mission (1986)

A culpa consome Mendoza cada vez mais e quando enfim eles encontram os índios, estes o reconhecem como o antigo mercenário que caçava seu povo, mas o perdoam, fazendo ele cair em prantos. Agora o redimido Mendoza se torna um dos mais engajados na missão, convivendo pacificamente com os índios.

A missão não traz apenas resultados religiosos. Ela tem um efeito civilizatório, pois a aldeia indígena prospera com toda a tecnologia que é ensinada. Eles têm um grande avanço na qualidade de vida e levam uma vida pacífica. Até que mercenários invadem e massacram a aldeia onde prosperava a missão do padre Gabriel. Tanto Gabriel quanto Mendoza permanecem firmes até o fim ao lado dos indígenas.

O massacre não é o fim da missão, mas apenas o começo. Vemos uma criança indígena retornando à aldeia incendiada que deverá se reerguer literalmente das cinzas. O filme termina citando João 1:5: "A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram".

(11,01,2025)

Palavras-chave:

Ennio Morricone, Jeremy Irons, Liam Neeson, Robert De Niro, Roland Joffé

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